O aparelho auditivo está dividido em três partes distintas: orelha externa, orelha média e orelha interna, cada qual composta por diversas estruturas.
Orelha Externa: é composta pelo pavilhão auricular, conduto ou meato auditivo externo. Sua principal função é a de captar e conduzir as ondas sonoras até a orelha média.
Orelha Média: situa-se em um espaço irregular e comprido dentro do osso temporal, constituída por uma caixa cheia de ar, onde é constituída pela membrana timpânica, a cadeia ossicular (martelo, bigorna e estribo), a tuba auditiva, ligamentos, músculos (tensor do tímpano e estapédico) e o nervo facial. Tendo como principal função a condução das ondas sonoras até a orelha interna.
Orelha Interna: Também chamada de labirinto, localiza-se na porção petrosa do osso temporal, revestidas por membranas e preenchidas por líquido. Composta pelo vestíbulo e canais semicirculares, estrutura responsável pelo equilíbrio e pela cóclea, responsável pela audição. Esta apresenta forma parecida a de um caracol, medindo aproximadamente
A rampa timpânica e o ducto coclear são divididos pela membrana basilar, que é sustentada por estruturas finas, com a forma de palheta, as quais se projetam de um dos lados da membrana – as fibras basilares. Além disso, na superfície desta membrana, localiza-se o Órgão de Corti, onde se encontram células nervosas ciliares, células sensoriais. Sua principal função é receber as ondas sonoras conduzidas pela orelha média e transforma-las em impulso nervoso, enviando ao córtex cerebral através do ramo coclear, que junto com o ramo vestibular, forma o VIII par craniano (nervo vestíbulo-coclear).
* Nota:
Para saber mais:
Instituto Nacional de Educação de Surdos. Série Audiologia. Edição Revisada, Rio de Janeiro: Autor, 2005.
Imagem:http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-sensorial/
imagens/anatomia-da-orelha-1.jpg
Um comentário:
Postar um comentário